Durante décadas, o debate sobre desenvolvimento urbano no Brasil foi conduzido como se existissem apenas dois mundos: as capitais e o restante do território. Nesse raciocínio simplificado, Belo Horizonte concentraria os grandes desafios, os investimentos e as decisões estratégicas, enquanto o interior ocuparia uma posição secundária, quase sempre associado à ideia de tranquilidade, crescimento lento e menor complexidade social.
A realidade de Minas Gerais já não cabe nessa interpretação.
Em diferentes regiões do estado, cidades médias passaram a desempenhar funções que antes eram exclusivas dos grandes centros urbanos.
Municípios como Uberlândia, Juiz de Fora, Montes Claros, Governador Valadares, Divinópolis, Ipatinga, Poços de Caldas, Varginha e Sete Lagoas transformaram-se em polos de comércio, saúde, educação, logística e serviços especializados.
Elas atraem moradores de dezenas de cidades vizinhas, concentram investimentos e exercem influência econômica muito além de seus limites territoriais.
Ainda assim, boa parte das políticas públicas continua sendo planejada como se esses municípios fossem apenas versões ampliadas de pequenas cidades do interior.
O resultado é um descompasso crescente entre a realidade e a gestão pública.
As cidades médias mineiras convivem hoje com problemas tipicamente urbanos.
O trânsito se tornou mais intenso.
O preço da moradia aumentou.
A expansão imobiliária avança sobre áreas ambientalmente sensíveis.
A demanda por transporte coletivo cresce.
Os sistemas de saúde recebem pacientes de toda a região.
A infraestrutura precisa atender uma população flutuante muito superior à registrada nos censos municipais.
Em muitos casos, a cidade oficial é menor do que a cidade real.
Durante o dia, hospitais, universidades, centros comerciais e repartições públicas recebem milhares de pessoas vindas de municípios vizinhos.
Essa dinâmica gera riqueza, mas também amplia a pressão sobre serviços públicos, mobilidade, saneamento e segurança.
O problema é que o planejamento estatal raramente acompanha essa transformação.
Grande parte das políticas continua organizada segundo limites administrativos que já não refletem a vida cotidiana da população.
Quem mora em uma cidade e trabalha em outra, quem depende de atendimento médico regional ou quem utiliza diariamente rodovias para estudar e trabalhar vive uma realidade metropolitana informal que muitas vezes não aparece nos instrumentos de gestão.
Enquanto isso, os investimentos públicos permanecem excessivamente concentrados nas capitais ou dispersos em ações locais sem coordenação regional.
A consequência é visível.
Crescem os congestionamentos, aumentam as dificuldades de acesso à moradia e surgem novos bolsões de vulnerabilidade social em cidades que, até pouco tempo atrás, eram vistas apenas como exemplos de qualidade de vida.
Isso não significa que as cidades médias estejam condenadas a repetir os problemas das metrópoles. Pelo contrário.
Justamente por ainda possuírem escala menor, elas têm a oportunidade de corrigir distorções antes que se tornem crônicas.
Mas isso exige reconhecer uma verdade frequentemente ignorada: interior não é sinônimo de periferia.
As cidades médias deixaram de ocupar uma posição subordinada na estrutura urbana mineira.
Muitas delas já são centros de decisão econômica, polos universitários, referências regionais em saúde e motores de inovação.
Continuar tratando esses municípios como espaços secundários significa planejar o futuro olhando para um mapa que já não existe.
Minas Gerais precisa desenvolver uma política específica para suas cidades médias.
Isso inclui planejamento regional integrado, investimentos em mobilidade intermunicipal, fortalecimento da infraestrutura urbana, ampliação da capacidade hospitalar, incentivo à habitação e mecanismos de governança capazes de enxergar além das fronteiras municipais.
O estado que possui uma das redes urbanas mais distribuídas do país não pode continuar formulando políticas públicas baseadas apenas na lógica das capitais.
O futuro de Minas será decidido não apenas em Belo Horizonte, mas também nos corredores logísticos do Triângulo Mineiro, nos polos industriais do Vale do Aço, nos centros universitários da Zona da Mata, nos municípios estratégicos do Sul de Minas e nas cidades que articulam o desenvolvimento do Norte do estado.
Esses territórios já concentram população, riqueza, serviços e desafios urbanos complexos.
Falta que a política pública os enxergue com a mesma relevância.
Porque o interior mineiro não está à margem do desenvolvimento. Em muitos aspectos, ele já se tornou um de seus principais protagonistas.


